Patriotas ou Fanáticos?

0
228

Os atos de vandalismo e depredação ocorrido em Brasília-DF, na praça dos Três Poderes, em data de 08 de Janeiro de.2.023, marcaram nosso País de forma negativa em todo o mundo.

Quebraram vidros, mesas, cadeiras, computadores, reviraram gabinetes e danificaram obras de arte. No Congresso, os manifestantes quebraram vidraças, entraram em gabinetes e atearam fogo no Salão Verde. No Planalto, depredaram muito mais. No Supremo, as cadeiras dos Ministros foram arrancadas e um brasão da República foi retirado do local e levado até a área externa, picharam paredes e deixaram o plenário completamente destruído.

A maioria das pessoas estava vestida com camisetas da seleção brasileira de futebol, roupas nas cores da bandeira do Brasil e, às vezes, com a própria bandeira nas costas. Dizem-se patriotas e defendem uma intervenção militar (na prática, um golpe de Estado) para derrubar o governo do presidente Lula

Segundo informações do G1, há cerca de dois meses antes do atentado, havia um acampamento golpista naquele local, onde se encontravam os terroristas, o qual somente fora desmontado pela Polícia Militar do DF, pelo Exército e por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), após os atentados do dia 08/01/23. Consta ainda que no local tinham uma superestrutura e até banheiro químico, comida à vontade e uma espécie de igreja, tudo sob financiamento financeiro de alguém.

As autoridades buscam agora os financiadores dos manifestantes e a conduta daqueles que participaram.

O episódio de invasões e depredações teve erros e omissões de duas autoridades que cuidam diretamente de segurança pública, razão pela qual o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sr. Anderson Torres, fora demitido de suas funções e o Governador do Distrito Federal, Sr. Ibaneis Rocha, fora afastado de suas atividades pelo prazo de 90 dias.

Os fatos que levaram à invasão e depredação do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal, tiveram início no sábado (7.jan.2023), com a chegada de vários ônibus de extremistas a Brasília. O objetivo dos manifestantes era protestar em frente aos prédios dos Três Poderes.

Naquela oportunidade o Ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu bloqueio total da Esplanada dos Ministérios ao governador e autorizou o uso da Força Nacional, mas não foi atendido.

O que se percebe com tais acontecimentos é que o povo não está polarizado, há um pessoal fanático, com certo ponto de vista, vivendo em função dele. O fanatismo pode levar a extremos de intolerância.

Infelizmente a conta virá e como sempre, quem pagará tais prejuízos somos nós, cidadãos.

Independente do lado que vc esteja, cultive a Paz e a Reciprocidade. É isso que faz as coisas darem certo, até porque estamos todos, sem exceção, no mesmo “barco”!

 

Drª Sandra M. S. Mendonça – Com. Dir. e Interesses das Pessoas com Deficiência e Diretora Adj. OAB de Rio Claro – SP

Deixe seu cometário