Fraude Previdenciária

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As fraudes estão cada vez mais elaboradas e precisamos estar atentos. Os criminosos aplicam e multiplicam diversos golpes na área previdenciária e os principais alvos são os segurados e pensionistas.

Os falsários ligam para “atualizar” o cadastro do beneficiário e assim evitar o bloqueio nos pagamentos dos seus benefícios. A vítima prontamente atualiza seus dados e passa todas as informações necessárias para que o golpista faça mau uso de seus dados pessoais.

Uma modalidade de fraude é o caso do criminoso que entra em contado com “um suposto cliente” e se identifica como advogado ou funcionário de um escritório de advocacia já conhecido e convencem a vítima de que existe um precatório em seu nome, geralmente de alto valor, e que, para resgatá-lo é preciso pagar custas.  A vítima, interessada no valor anunciado, muitas vezes se socorre de empréstimos particulares para conseguir receber o suposto precatório até perceber que se trata de golpe.

O Precatório é uma requisição de pagamento que a Fazenda Pública é condenada a pagar ao final de um processo judicial e, portanto, não é preciso depositar ou pagar nenhum valor para recebe-lo. E, se você não é parte num processo certamente não terá Precatório a receber.

Da mesma forma o golpe é aplicado em nome do INSS, quando o golpista se passa por servidor público e solicita uma quantia para liberação de valores atrasados.

E por falar em empréstimo, quantas ligações você, que é beneficiário da Previdência, já recebeu para fazer empréstimos consignados? Utilizam nome e logotipos de financeiras e do INSS para que os aposentados e pensionistas acreditem que o empréstimo é legítimo e seguro.

Outro modelo de fraude muito comum são “escritórios de advocacia” que contatam os clientes através de e-mail, ligações telefônicas ou por aplicativo de mensagem para que compareçam munidos de seus documentos pessoais como Carteiras de Trabalho e Documentos de identificação para consulta de um possível benefício.

Se você, segurado, não conhece o estabelecimento que está entrando em contato DUVIDE. Como alguém que você não conhece tem seu contato? Se as informações não foram prestadas ou autorizadas por você, com certeza a fonte não é segura.

Já ouviu falar na nova Lei de Proteção de Dados? Ela existe justamente para proteger que seus dados fornecidos em cadastros de estabelecimentos não sejam utilizados para outras finalidades.

Seja prevenido. Se precisa de um empréstimo procure a Instituição que você conhece. Se precisa de um serviço procure um profissional que você confia ou que lhe foi indicado por alguém de confiança.

Na área Previdenciária ou qualquer outra prestação de serviços sempre procure profissionais qualificados, conhecidos, com endereços fixos e de sua confiança.

Jamais forneça seus dados pessoais, senhas, número de conta ou dados de cartões de crédito por telefone, os criminosos se passam por funcionários do INSS ou dos bancos e são muito convincentes em suas abordagens. Muitas vezes os golpistas conseguem até interceptar ligações telefônicas.

Os estelionatários estão cada vez mais espertos e somos todos vítimas. Precisamos ficar atentos e todo cuidado é pouco para proteger nossos dados pessoais e nossos benefícios previdenciários.

 

Dra. Aline de Freitas Stort – Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB 4.ª Subseção Rio Claro/SP

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