Dia do Advogado
No Dia do Advogado, que aqui vimos celebrar gostaria de tecer homenagem a Santo Ivo, o nosso santo padroeiro.
Sendo a Ordem dos Advogados uma instituição pública e, por definição, laica, poderia essa homenagem parecer um contra-senso.
Porém, não é.
Quando no dia 19 de Maio de 1347, o Papa Clemente VI elevou Ivo Hélory à categoria de santo, fê-lo com base num processo de canonização em que sobressaíram os testemunhos das pessoas humildes dos campos, que enalteciam a ação de um homem que passara a maior parte da sua vida ajudando os pobres como Advogado, como magistrado e como sacerdote.
Com a sua ação, Ivo Hélory comprometeu-se na defesa dos princípios da justiça, da igualdade e dos direitos fundamentais do ser humano – em suma, com a defesa da dignidade humana.
Por isso, e como disse João Paulo II, por ocasião das comemorações dos 700 anos da sua morte, Santo Ivo «continua a ser, para todos aqueles que exercem uma profissão jurídica, o cantor da justiça, orientada para a reconciliação e a paz, em ordem a instaurar novas relações entre os homens e entre as comunidades e para edificar uma sociedade mais equitativa».
Há sete séculos atrás, Ivo Hélory já realizava, solitariamente, alguns dos principais deveres que a Ordem dos Advogados hoje estabelece para a advocacia.
Por isso, cristãos ou não, crentes ou ateus, homenageio um santo porque ele se identifica com o valor simbólico da sua exemplaridade enquanto ser humano, porque se identificam, afinal, com a sua dedicação às causas de servir os cidadãos e de defender os direitos dos mais fracos.
É essa força e essa capacidade de dedicação que torna a Advocacia um pilar essencial da administração da justiça, pois sem Advogadas e Advogados jamais haverá justiça; sem justiça, nunca existirá estado de direito; sem estado de direito não teremos democracia.
Não bastasse este essencial papel, a advocacia sempre desempenhou um papel relevantíssimo na luta pela liberdade, pela democracia e pelos direitos humanos em geral. Nas épocas e nos países em que as liberdades foram suprimidas, foi a advocacia que ocupou a primeira linha da defesa dos valores democráticos e da justiça.
Somos guerreiros, combatemos dia a dia o bom combate, enfrentando todas as dificuldades, e, por isto, merecemos comemorar o nosso dia! MERECEMOS MESMO!!!
Como Voltaire disse “a advocacia é a mais bela carreira humana”.
Desejando a todos que militam nesta linda e digna profissão nossas felicitações ficam as palavras de João Paulo VI:
“ninguém, talvez, a não ser o sacerdote, conheça melhor do que o advogado a vida humana sob seus aspectos mais variados, mais dramáticos, mais dolorosos, por vezes os mais defeituosos, mas não raro também os melhores”
Mozart Gramiscelli Ferreira
Advogado, sócio da GFGA Sociedade de Advogados e presidente da OAB de Rio Claro