Aqui tem coragem, rapaz!
Diretoria da OAB Rio Claro
A Ordem dos Advogados do Brasil é entidade reconhecida por suas lutas em defesa de várias causas, sempre se pautando na transparência, equilíbrio e, sobretudo, na NEUTRALIDADE. A 4º Subseção da OAB/SP – Rio Claro tem inúmeros projetos desenvolvidos em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo local, entre eles o da causa animal, deficiente, mulheres, criança e adolescente, idosos, saúde, educação, dentre outros. A OAB está presente em todos os conselhos municipais, com abnegados advogados e advogadas que trabalham para a sociedade de forma voluntária.
A Diretoria da OAB de Rio Claro trabalha incansavelmente para a preservação dos direitos dos advogados e advogadas, respeitando a vontade da classe que, em 2018, a elegeu. Projetos de relevância para a sociedade são apoiados. Críticas são feitas a qualquer governo ou parlamento que não estiver agindo da forma adequada, nos termos da Lei e da Constituição Federal, independentemente de partido ou ideologia. Esta atribuição não é vontade dos gestores da OAB, é determinação estatutária (artigo 44, l, do Estatuto da Advocacia):
“A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade: I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
A OAB é reconhecida pelos cidadãos como uma das organizações da sociedade civil mais confiáveis, conforme pesquisas do Datafolha, em 2015, e da Associação dos Magistrados Brasileiros, em 2019. A OAB é conhecida como porta-voz da cidadania.
As pesquisas representam um grande aval à atuação da OAB, que se guia pelas diretrizes determinadas a ela pela Constituição e seu Estatuto. Confirma que a sociedade entende que a OAB tem cumprido seu papel de ser sua porta-voz, defendendo o Estado Democrático de Direito, a Constituição, as garantias individuais, a Liberdade de Expressão e de Imprensa, os Direitos Humanos.
A 4º Subseção e seus dirigentes não se desviarão de seus desígnios e não aceitarão ser usados por pessoas para seus projetos pessoais. Não será aceito que seus dirigentes tenham sua imagem denegrida, desvirtuando para tanto a verdade dos fatos, criando fatos inverídicos e os propagando. Ataques à 4º Subseção e aos seus dirigentes têm cunho oposicionista e guardam em si a intenção de desqualificar a construção de importante projeto social, que contou com árduo trabalho técnico da entidade junto à sociedade e ao poder público.
A advocacia se mantém, como sempre se manteve, atenta aos oportunistas e não se deixará enredar em tais armadilhas.
A OAB de Rio Claro dará as respostas necessárias àqueles que, via indireta, tentam se apropriar, se assenhorear da entidade. AQUI NÃO TERÃO VEZ! Aqui existem combatentes advogados e advogadas, com coragem necessária para proteger a história da instituição e da advocacia.
Nossa satisfação é a advocacia e, somente para ela, trabalharemos.
Como diz o Presidente da OAB São Paulo, Dr. Caio Augusto Silva dos Santo: “AQUI TEM CORAGEM, RAPAZ!”
(Mozart Gramiscelli Ferreira – Presidente; Marcelo Tadeu Pajola – Vice-Presidente; Ana Paula Copriva – Secretária-Geral; Levi Martins – Tesoureiro e Ludjane Correa – Secretária-Geral-adjunta)