2º. Caminhada MULHERES EM MOVIMENTO

0
748

A Comissão da Mulher Advogada, Comissão de Esporte e Lazer e Direito Desportivo e a Comissão do Meio Ambiente Ecologia e Direitos Difusos da OAB Rio Claro, convidam a população rio-clarense para a 2º. Caminhada MULHERES EM MOVIMENTO, no Horto Florestal, 24-03-23, domingo, às 8h, com saída da Entrada Principal com destino ao Solar (3,5km). As inscrições serão mediante um pacote de fralda geriátrica, na OAB (endereço Rua 3, n.15, e Av. 7 n. 466). As primeiras 200 inscrições ganharão a camiseta do evento que serão distribuídas no dia da caminhada. No Solar ocorrerão algumas atividades: participação do Retro Dance, exposição de arte de Lu Kunde (workshop realizado com a Cooperviva: Cooperativa de Produção dos Catadores de Material Reaproveitável) e sorteio de brindes dos patrocinadores.
Ainda, nesta ação da OAB-Rio Claro em prol às mulheres e ao meio ambiente, a 2º. Caminhada homenageará as mulheres catadoras de materiais recicláveis, representadas pelas cooperadas da COOPERVIVA, localizada no Distrito Industrial. O Ato contará com o plantio de uma árvore.
Inair Francisca da Rocha Marcelino, falecida em 2023, foi a mulher que liderou, desde o início, a Cooperviva. Dona Inair, como era conhecida, era uma mulher negra, mãe de 4 filhos, iletrada, mas tinha em si a essência do cooperativismo, da sustentabilidade e da liderança popular.
Dona Inair e mais 199 pessoas saíram do antigo lixão (hoje aterro sanitário) e construíram a Cooperviva. Hoje a presidência da Cooperviva está com seu filho, Adriano Rogério Marcelino, aclamado em assembleia. O empreendimento conta com 29 mulheres e 6 homens.
O cronograma de coleta está no site da Prefeitura Municipal e nas mídias sociais: Instagram @cooperviva, Facebook/Linkedin: Cooperviva, e quem quiser pode entregar os materiais na própria instituição.
A sustentabilidade perpetua a vida como um todo, é a mulher é a primeira gestora dos recursos naturais, reciclam mais, fazem mais compras ecologicamente corretas, sempre em busca da manutenção da vida.
Foi constatado pela Universidade de Harvard que no espaço geográfico as mulheres têm mais ações locais, regionais e globais do que o homem. A sustentabilidade vai muito além da reciclagem, porém a reciclagem já é semeada dentro das famílias das catadoras de reciclagem, que além de ter essa atividade como fonte de renda familiar também trabalham a consciência familiar da sustentabilidade.
Que no mês da mulher possamos refletir para que novas mudanças sociais, ambientais e econômicas se voltem para o olhar básico de nossas atitudes diárias: o impacto do consumismo que gera uma enorme quantidade de resíduo (lixo). Que haja o despertar das consciências social, ambiental, ético e político. – Dra. Juliana Amaral Gobbo, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Membro Comissão de Direitos das Famílias e Sucessões e Comissão do Direito Sistêmico, todos da OAB-Rio Claro.

Deixe seu cometário